A Prefeitura de Niterói assinou nesta segunda-feira (14) um protocolo de intenções entre o Município, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Universidade Federal Fluminense (UFF), para fomentar o ecossistema de inovação em Niterói. A cerimônia aconteceu no auditório do Caminho Niemeyer e contou com a presença da ministra Luciana Santos.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, explicou o projeto para que Niterói se fortaleça cada vez mais como cidade produtora de ciência, tecnologia e inovação.
“Niterói tem avançado muito na política de ciência, tecnologia e inovação. Estamos trabalhando com várias frentes importantes, sejam elas na área da saúde, sejam elas na área da economia do mar e várias outras áreas importantes também. Nós, recentemente, desapropriamos o prédio da Cantareira, e estamos desenvolvendo um programa voltado para a economia criativa, para estrutura e preparação de startups. que vai fazer com que muito desse conhecimento de inovação produzido na universidade se fixe em Niterói. Assim evitaremos perder essa capacidade que é formada aqui para outros lugares. A ideia é que a cidade se fortaleça cada vez mais como um lugar de produção de ciência, tecnologia e inovação”, disse Axel Grael.
Na ocasião, o prefeito Axel Grael também assinou um decreto que estabelece as diretrizes para a criação e o funcionamento de ambiente regulatório controlado na cidade voltado para projetos de ciência e tecnologia.