Em Niterói, o primeiro dia de vacinação contra a influenza liberado para a população em geral acima dos 6 meses de idade movimentou os postos de saúde. A Prefeitura ampliou o público-alvo para a vacina. Na Policlínica Sérgio Arouca, no Vital Brazil, houve grande procura até perto das 16h. Só nesta segunda-feira (8), a unidade aplicou quase mil doses. A vacinação está sendo realizada em 37 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h, com entrada nos postos até às 16h30.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, destaca a importância da vacinação contra a gripe.
“Sabemos que nessa época do ano é natural que haja um aumento na manifestação das doenças respiratórias. Uma das medidas importantes nesse período é a imunização contra a influenza. A vacina evita complicações que levam a internações e mortes. Aqui em Niterói, estamos intensificando a campanha, orientando que as pessoas procurem os postos de saúde o quanto antes para receber a dose”, pontuou a secretária.
Isabel Pereira, de 56 anos, tomou a vacina nesta segunda e falou sobre a importância de estar protegida.
“Hoje o clima está uma bagunça só. Faz frio quando não é para fazer e vice-versa. E com isso, a gente vê tanta doença surgindo. É importante que tomemos as vacinas, que temos disponíveis gratuitamente, elas nos ajudam a nos proteger melhor”, conta Isabel.
Já Itamara Ernesto, de 32 anos, levou a família inteira – o marido e os dois filhos – para tomar o imunizante nesta segunda-feira (8).
“Para mim, a vacinação é muito importante! Desde sempre eu mantive a minha caderneta e a dos meus filhos super atualizada”, se orgulha Itamara.
Sobre a doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. A influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. A influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.