Começou, nesta terça-feira (2), o projeto Procon Itinerante, que vai percorrer várias regiões da cidade até dezembro. O serviço, uma parceria entre as Secretarias de Defesa do Consumidor e de Governo, leva atendimento gratuito para os consumidores através de uma van adaptada.
Os moradores da Ilha da Conceição foram os primeiros a receber o serviço móvel, que vai funcionar, até quinta-feira (5), na Administração Regional da Ilha da Conceição. A aposentada Maria de Lourdes Miranda, que passava em frente ao local nesta manhã, aprovou a iniciativa.
“Sempre que tem alguma iniciativa aqui na regional eu procuro saber e ajudo a multiplicar para os outros moradores. Acho muito importante essa ação, porque facilita a vida das pessoas e ajuda a esclarecer dúvidas. O Procon entra como um intermediário nos casos, ajuda a acelerar os processos”, disse.
A van foi adaptada com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador e vai rodar pela cidade para fazer atendimentos móveis em diversos pontos. Roberto Teixeira, secretário de Defesa do Consumidor, explica que o veículo está equipado para atender à população.
“O objetivo é facilitar a vida dos consumidores da periferia da cidade, levando ajuda para resolverem seus problemas de consumo, além de esclarecimento sobre seus direitos de consumidor. Estamos totalmente equipados para atendê-los e forneceremos também os Códigos de Defesa do Consumidor”, contou o secretário.
O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.